Arte e Design para Jogos Mobile (Online)
p e n d ê n c i a s:
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VICTOR : Copiar informações do site anterior
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ELVIS : Vídeos, entrevistas, complementar o perfil
Arte e Design para Jogos Mobile
William Chamorro
Concept Artist
CURSO ONLINE
Arte e Design para Jogos Mobile
Este curso oferece uma imersão no mundo dos games mobile, o maior segmento da indústria de entretenimento global. Sendo disparado o setor de maior crescimento no mercado dos games, tem uma demanda por artistas que, além de serem habilidosos, compreendem as necessidades específicas de cada etapa do desenvolvimento de um jogo mobile.
Aqui, você não só aprenderá técnicas avançadas de arte digital, mas também desenvolverá a mentalidade necessária para integrar-se a equipes de desenvolvimento, dominando conceitos fundamentais do mercado. Além disso, aprenderá métodos de organização e planejamento, bem como ferramentas e fluxos de trabalho eficientes, preparando-o para ser um colaborador versátil e requisitado. Desde a criação de concepts inspiracionais e guias de design que definem a direção artística de um projeto, até a produção de peças finais ilustradas, como splash arts e assets para lojas e interfaces, você terá uma visão completa do processo criativo e produtivo.
Objetivos do Curso
O objetivo deste curso é preparar o artista para o mercado de trabalho de jogos mobile, proporcionando uma compreensão profunda das diferentes fases de desenvolvimento de um jogo e também compartilhando métodos e ferramentas que tornam o fluxo de trabalho eficiente. O aluno aprenderá como criar concepts, mockups e ilustrações, além de desenvolver a mentalidade necessária para se tornar game developer. O curso foca em capacitação e versatilidade, oferecendo caminhos rápidos para interação, planejamento, organização e uso de técnicas modernas, incluindo o uso da inteligência artificial como aliada.
Conteúdo Programático
Introdução ao Mercado de Jogos Mobile, o Maior Segmento da Indústria de Games
Panorama do mercado e de tendências
Conceitos-chave
Estruturas de trabalho e papéis do artista de jogos
Game Developer Mindset
Engenharia reversa de arte em jogos existentes
Organização e planejamento
Soft Skills: comunicação e trabalho em equipe
Criação de GDDs (game design documents)
Documentação de processos
Premissas para Desenvolvimento Visual
Criação de testes visuais de temas e de estilos
Desenvolvimento de IP
Direção de Arte
Criação de boards e pilares artísticos
Ferramentas para Concept com Demonstrações
Photoshop
Incorporando o Blender
Incorporando IA
Pré-Produção
Mockups de telas de jogo
Ideação e target images
Concept Art, Design e Função
Personagens
Cenários
UI
UI
VFX
Identificação e progressão visual
Criação de skins
Ilustração
Live Ops
Projeto Final
Portfólio
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos:
Ter ao menos conhecimentos básicos de desenho e Photoshop, incluindo funcionamento de layers, atalhos e ferramentas essenciais: ajustar brushes e borracha; e ferramentas de seleção. O aluno deve estar familiarizado com o ambiente digital para acompanhar as atividades práticas do curso.
► Para fazer as tarefas você pode utilizar o software de desenho que desejar, sendo Adobe Photoshop, Procreate (para iPad), assim como mídias tradicionais, usando papel e lápis/caneta;
► Exercícios feitos em mídia tradicional devem ser escaneados ou fotografados;
► Para fazer as tarefas você pode utilizar o software de desenho que desejar, sendo Adobe Photoshop, Procreate (para iPad), assim como mídias tradicionais, usando papel e lápis/caneta;
► Exercícios feitos em mídia tradicional devem ser escaneados ou fotografados;
► É recomendável o uso de tablet/mesa digitalizadora (exemplo: Wacom One CTL-472, Intuos Pen ou Intuos Pro) para manipulação das artes digitais
Nível
Intermediário
Data da Próxima Turma
► Início: 11/03/2025
► Duração: 06 meses
► Turma Online: ADJ-25-01 TerN (Gravado)
► Aulas liberadas semanalmente, terças-feiras, às 19h30.
Investimento
Parcelamentos:
08x R$ 651,75 (boleto)
08x R$ 651,75 (boleto)
06x R$ 869,00 (boleto)
R$ 5.214,00 (à vista)
Opções de pagamento
1. Boleto Bancário (ver número de parcelas ao lado);
2. Caso queira efetuar o pagamento de outra forma, entre em contato conosco pelo e-mail : contato@ics.art.br
ou WhatsApp: +55 11 99890-7671.
ou WhatsApp: +55 11 99890-7671.
como funciona?
Metodologia do Curso
nosso compromisso
Conteúdo organizado em módulos
Qual o formato?
O curso é 100% gravado (online), permitindo que o aluno tenha acesso flexível ao conteúdo e às demonstrações práticas.
Acompanhamentos
► Encontros ao vivo (via Zoom) a cada 15 dias para sanar as dúvidas principais e para feedbacks gerais, às terças-feiras, das 19h30
às 22h30.
às 22h30.
► Os feedbacks acontecerão por meio da seleção dos trabalhos de alguns alunos - os mais pertinentes ao conteúdo exposto no período. Fica a critério do instrutor selecionar os trabalhos que terão mais atenção visando a compreensão do conteúdo por todos.
Quando você tem acesso?
Curso com aulas gravadas liberadas semanalmente (online), terças-feiras, às 19h30.
O que você recebe?
Além da transmissão de conceitos, o curso inclui demonstrações detalhadas de criação de arte para jogos. Você acompanhará o professor compartilhando todas as suas técnicas no desenvolvimento completo de concepts a artes finais para as telas fundamentais de um fake game, tendo a opção de reproduzir o mesmo projeto ou criar o seu próprio, aplicando todo o conhecimento adquirido ao longo das aulas.
► Os alunos terão acesso a links, arquivos, apresentações, templates e documentos para organizar seu trabalho de maneira eficiente.
► Os materiais ficarão disponíveis por 1 ano após o início da turma;
► Grupo no Discord para interação dos alunos;
►Sli.do para dúvidas gerais - onde os alunos colocam suas questões e votam nas perguntas mais pertinentes a serem atendidas nas lives.
nosso compromisso
E você como protagonista
Entregas
Após cada aula, o instrutor propõe uma tarefa para assimilação do conteúdo. Ela deve ser entregue dentro do prazo e cumprindo as especificações do nosso manual.
Acompanhamentos
Cada estudante faz a entrega dos seus exercícios em resposta às tarefas de aula e o instrutor realiza o acompanhamento/
feedbacks selecionando os trabalhos conforme seus critérios didáticos.
feedbacks selecionando os trabalhos conforme seus critérios didáticos.
Desafios
Conforme a turma, caso haja espaço no calendário - como em um feriado prolongado, o instrutor poderá propor um desafio entre os alunos visando aprimorar a atividade prática dos estudantes.
Projeto de conclusão
Na etapa final propomos um projeto que engloba a aplicação de todos os conceitos aprendidos durante o curso. Esse projeto poderá ser utilizado como peça de portfólio.
cooperação
Inspire. Compartilhe. Faça novas amizades.
Um grupo da sua turma para comunicação direta e suporte, onde você pode compartilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre as aulas, tarefas e acesso aos conteúdos.
Discord
Comunidade com os alunos de todas as turmas anteriores deste curso. Um lugar para networking, incetivo à criatividade e troca de experiências.
► Canal para chat e lives internas
► Grupos de estudo
► Galeria de sketchbooks de todas as turmas
► Canal para chat e lives internas
► Grupos de estudo
► Galeria de sketchbooks de todas as turmas
Encontros presenciais
Realizado com a turma e o instrutor no espaço da ICS, em São Paulo.
Será agendado ao final do curso esse momento para conexão e diversão, num clima descontraído e com uma boa pizza :)
► Exposição dos trabalhos dos estudantes
► Jogos
► Galeria da ICS
conectando-se ao mundo
Como divulgamos o seu trabalho
Ganhe destaque
Nosso site está preparado com galerias específicas nas páginas relacionadas ao seu curso e também, ao concluir o seu projeto final, você concorre a um espaço de destaque nas diversas áreas do site - podendo ser selecionado para o acervo permanente da ICS.
Participe das exposições
Todos os anos a ICS promove exposições físicas e virtuais com os melhores trabalhos dos nossos estudantes. Você pode participar de duas formas: enviando seus projetos pessoais ou concluindo o projeto final deste curso.
Conecte-se ao nosso HUB
Um dos nossos maiores objetivos é colaborar para que você se torne profissional e com isso alcance as novas oportunidades que o mercado oferece.
O ICS HUB é um evento singular que liga você aos estúdios, produtoras e empresas da nossa área. Para participar, basta atender aos critérios de seleção propostos durante a inscrição.
O ICS HUB é um evento singular que liga você aos estúdios, produtoras e empresas da nossa área. Para participar, basta atender aos critérios de seleção propostos durante a inscrição.
materiais
Disponíveis para consulta
Aulas gravadas
Curso com aulas gravadas liberadas semanalmente (online).
*A primeira aula do curso será ao vivo, via Zoom.
Reviews
Os reviews acontecerão por meio da seleção dos trabalhos de alguns alunos - os mais pertinentes ao conteúdo exposto no período. Fica a critério do instrutor selecionar os trabalhos que terão mais atenção visando a compreensão do conteúdo por todos.
Demonstrações e bônus
Além do material principal, aulas e reviews, o instrutor poderá disponibilizar outros materiais em vídeo, arquivos, pdf, links, etc.
formato do curso e orientações
Gravado | Aulas liberadas semanalmente
conhecimento básico
► Ter ao menos conhecimentos básicos de desenho e Photoshop, incluindo funcionamento de layers, atalhos e ferramentas essenciais: ajustar brushes e borracha; e ferramentas de seleção. O aluno deve estar familiarizado com o ambiente digital para acompanhar as atividades práticas do curso.
política interna
Seja protagonista do seu próprio desenvolvimento
► Se dedicar e reservar um tempo livre para fazer os exercícios fora do horário de aula é fundamental para um bom resultado durante o curso;
► Participar de todas as aulas, pois o conteúdo de cada dia é denso;
► Postar os trabalhos para o instrutor na data marcada é essencial para o aproveitamento do curso.
padrão da escola
Photoshop, Blender.
nossa sugestão
Hardware mínimo indicado
Recomendamos que você utilize um equipamento compatível com as indicações dos fabricantes dos softwares mais atualizados:
Sistema operacional : Microsoft® Windows® 10, versão 1809 ou superior.
Sistema operacional : Microsoft® Windows® 10, versão 1809 ou superior.
Microsoft® Windows® 11 / Apple® macOS® 13.x, 12.x, 11.x
CPU : Intel® ou AMD® de 64 bits com conjunto de instruções SSE4.2 / Para macOS, Apple Silicon arm64 ou Intel x86
CPU : Intel® ou AMD® de 64 bits com conjunto de instruções SSE4.2 / Para macOS, Apple Silicon arm64 ou Intel x86
Hardware gráfico : RAM 8 GB de RAM (16 GB ou mais recomendados) / Espaço em Disco 7 GB de espaço livre em disco para a instalação / Dispositivo apontador Mouse de três botões.
Outros equipamentos necessários
Tablet/mesa digitalizadora para facilitar o processo digital (sugestão: Wacom One CTL-472, Intuos Pen ou Intuos Pro).
ENCONTROS A CADA DUAS semanaS
Via Zoom
► O link de acesso é diferente a cada encontro e enviado via e-mail até o horário de início;
► O áudio e câmera dos estudantes permanecem desligados para evitar ruídos e distrações;
► Dúvidas e comentários são feitos pelo chat do programa ou via microfone;
► Ao entrar na sala, apenas a tela e áudio do instrutor serão compartilhados;
► O áudio e câmera dos estudantes permanecem desligados para evitar ruídos e distrações;
► Dúvidas e comentários são feitos pelo chat do programa ou via microfone;
► Prefira utilizar fones de ouvido e teste o áudio do seu computador antes de entrar na sala.
Assista o vídeo abaixo para saber como instalar o Zoom.
Assista o vídeo abaixo para saber como instalar o Zoom.
materiais
Disponíveis para consulta
► Aulas gravadas via Classroom;
► O link de acesso é diferente a cada aula e enviado via e-mail até o horário de início do curso;
► As aulas e os feedbacks são gravados e ficarão disponíveis pelo período de um ano após o início do curso.
► O link de acesso é diferente a cada aula e enviado via e-mail até o horário de início do curso;
► As aulas e os feedbacks são gravados e ficarão disponíveis pelo período de um ano após o início do curso.
instrutor
William Chamorro
Concept Artist
Outros canais
Desenvolva visualmente histórias, simulando o processo de um estúdio de animação, com enfoque na realidade de mercado atual. Partindo do workflow de uma produção de animação, o curso passa pelo desenvolvimento de técnicas para criação de personagens, cenários, cor, colorscript, props e objetos.
Portfólio do instrutor
Galeria dos estudantes
Mensagens dos nossos estudantes
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