Da História ao Pitch
p e n d ê n c i a s:
-
VICTOR : Testar botões e formulários
-
VICTOR : Criar formulários ou linkar os anteriores
Da História ao Pitch
Gabriel Nocera, Isabela Littger e Rodrigo Portaro
CURSO ONLINE E PRESENCIAL
Da História ao Pitch
Neste curso, os instrutores Gabriel Nocera, Isabela Littger e Rodrigo Portaro irão explorar o processo completo de criação de histórias, desde a concepção de personagens até o desenvolvimento de roteiros e a arte do pitching. Serão abordados temas fundamentais como a importância do storytelling no mundo contemporâneo, a criação de personagens inspiradores, a estrutura narrativa e a apresentação de projetos para diferentes mercados. Com base em suas experiências e projetos reais, os instrutores vão compartilhar técnicas práticas e ferramentas para desenvolver histórias significativas e impactantes, além de fornecerem insights valiosos sobre o mercado do entretenimento e a oratória para pitching.
Objetivos do Curso
→ Ensinar os participantes a estruturarem suas histórias de forma coerente e envolvente, utilizando técnicas de storytelling baseadas em princípios filosóficos e práticos;
→ Demonstrar o processo de criação de personagens autênticos e inspiradores, tanto com base em referências externas quanto internas;
→ Oferecer ferramentas e práticas para a formatação de projetos de roteiros e a construção de bíblias narrativas profissionais;
→ Preparar os participantes para apresentar seus projetos através de técnicas de oratória e pitching, incluindo postura e expressão corporal;
→Fornecer uma visão geral dos mercados tradicionais e não tradicionais do entretenimento, capacitando os participantes a entenderem melhor o negócio por trás do storytelling e da criação de propriedade intelectual.
→ Demonstrar o processo de criação de personagens autênticos e inspiradores, tanto com base em referências externas quanto internas;
→ Oferecer ferramentas e práticas para a formatação de projetos de roteiros e a construção de bíblias narrativas profissionais;
→ Preparar os participantes para apresentar seus projetos através de técnicas de oratória e pitching, incluindo postura e expressão corporal;
→Fornecer uma visão geral dos mercados tradicionais e não tradicionais do entretenimento, capacitando os participantes a entenderem melhor o negócio por trás do storytelling e da criação de propriedade intelectual.
Cronograma
Dia 01: A Tríade da História
- 9h-9h50: Introdução
Boas-vindas e apresentação do curso e dos participantes; Objetivos do workshop. Importância do storytelling na criação de personagens.
- 9h50-10h40: Princípios Filosóficos
O simbólico e o humano: por que contamos histórias; Bases filosóficas para fugir do clichê: crise narrativa, mente intuitiva vs. racional, autenticidade vs. originalidade, arquétipo vs. estereótipo.
Coffee Break
- 11h-12h: A Tríade da História
Tema/Ideia Governante/Armadura, personagens como alegorias, estrutura da história, orquestração temática.
- 12h-13h30: Almoço
- 13h30-14h30: Estrutura da História
Setup, Incidente Incitante, Complicações progressivas, Ato 1, Ato 2 (Mid-point, Low Point), Ato 3 (Clímax, Resolução).
- 14h30-15h30: Análise de Casos e Diálogo
Reconhecimento dos elementos estudados em projetos reais.
Coffee Break
- 15h50-16h50: Elementos da História
Protagonista, Desejo (consciente e inconsciente), Incidente Incitante, Valores universais, Forças Antagônicas.
- 16h50-17h50: Análise de Casos e Diálogo
Reconhecimento dos elementos estudados em projetos reais.
Dia 02: Personagem
Cronograma
Dia 03: Roteiro, Projeto
- 9h-9h50: Mentoria de Projetos
Apresentação dos exercícios da última aula e diálogo.
- 9h50-10h40: Mentoria de Projeto - Apresentação dos exercícios da última aula e diálogo.
Coffee Break
- 11h-12h: Formatação de Projeto e Bíblia (Story)
- Logline, storyline, sinopse, argumento, bíblia, exemplos.
- 12h-13h30: Almoço
- 13h30-14h30: Entendendo o Mercado - Negócios do Entretenimento
O modelo tradicional.
- 14h30-15h30: Negócios e IP - Modelos não tradicional
Coffee Break
- 15h50-16h50: Storytelling para Pitching
O poder da síntese, arte de narrar histórias, oratória e encantamento.
- 16h50-17h50: Montagem de Apresentação
Exercício prático de escrita.
Dia 4 - Pitching
- 9h-9h50: Mentoria de Projetos
Apresentação dos exercícios da última aula e diálogo.
- 9h50-10h40: Mentoria de Projetos - Apresentação dos exercícios da última aula e diálogo.
Coffee Break
- 11h-12h: Princípios de Oratória para Pitching
Postura, expressão corporal, erros comuns.
- 12h-13h30: Almoço
- 13h30-14h30: Oratória - Estrutura do Discurso - Introdução, desenvolvimento, conclusão.
- 14h30-15h30: Exercícios de Apresentação
Coffee Break
- 15h50-16h50: Exercícios de Apresentação e Encerramento
- 16h50-17h50: Roda Final de Conversa - Revisão dos elementos de estrutura, aprimoramento de personagens, montagem do projeto para apresentação.
Conteúdo Programático
Dia 01: A Tríade da História
- Introdução ao curso;
- Boas-vindas e apresentação dos participantes;
- Objetivos do curso;
- Importância do storytelling na criação de personagens;
- Princípios filosóficos do storytelling;
- O simbólico e o humano: por que contamos histórias;
- Bases filosóficas: crise narrativa, mente intuitiva vs. racional, autenticidade vs. originalidade, arquétipo vs. estereótipo;
- A tríade da história;
- Tema/ideia governante/armadura, personagens como alegorias, estrutura da história, orquestração temática;
- Estrutura da história;
- Setup, Incidente incitante, Complicações progressivas, Ato 1, Ato 2 (Mid-point, Low Point), Ato 3 (Clímax, Resolução);
- Análise de casos e ciálogo;
- Reconhecimento dos elementos estudados em projetos reais;
- Elementos da história;
- Protagonista, desejo (consciente e inconsciente), Incidente incitante, Valores universais, Forças antagônicas.
Dia 02: Personagem
- Por que contar uma história?
- Gerar curiosidade e atração. Incidente incitante;
- Criação de Personagens - Inspirações externas;
- Inspiração na realidade, mídia, gênero, eventos, tema, biografia e história pessoal;
- Personagem de fora para dentro;
- Caracterização, worldbuilding, restrições culturais, características do local;
- Análise de casos e diálogo;
- Exemplo de “Breaking Bad”;
- Buscando referências visuais.
Dia 03: Roteiro, Projeto
- Formatação de projeto e bíblia (Story);
- Logline, storyline, sinopse, argumento, bíblia;
- Exemplos práticos;
- Entendendo o mercado - Negócios do entretenimento;
- O modelo tradicional;
- Negócios e IP;
- Modelos não tradicionais;
- Storytelling para pitching;
- O poder da síntese, arte de narrar histórias, oratória e encantamento.
Dia 4: Pitching
- Princípios de oratória para pitching;
- Postura, expressão corporal, erros comuns;
- Estrutura do discurso;
- Introdução, desenvolvimento, conclusão;
- Exercícios de apresentação;
- Roda final de conversa - Revisão de estrutura, aprimoramento de personagens, montagem do projeto.
Conteúdo Programático
Pré-requisitos
Vontade de aprender
Informações Adicionais
O material da apresentação será disponibilizado aos alunos após o curso (pdf, psd, imagens); Perguntas e Respostas (Q&A); Review de alguns trabalhos (feito em aula) de alguns participantes selecionados.
Materiais Necessários
Papel e caneta para fazer anotações ou computador.
Nível
Inscrições
► TURMA PRESENCIAL
Datas: 25/04, 09/05, 23/05 e 06/06, sextas-feiras (manhã e tarde), das 9h às 18h.
Horário: das 09h às 18h
*Com coffee breaks e intervalo para almoço.
Horário: das 09h às 18h
*Com coffee breaks e intervalo para almoço.
Lives extras: 02/05, 16/05 e 30/05, sextas-feiras (manhã), das 10h às 11h.
Turma: ROT-25-01 (Presencial)
Investimento
LOTE 01: R$1.606,50 (em até 6x sem juros no cartão de crédito)
Para pagamentos realizados até 31/01/25
LOTE 02: R$1.890,00 (em até 6x sem juros no cartão de crédito)
Para pagamentos realizados até 15/03/25
LOTE 03: R$2.173,50 (em até 6x sem juros no cartão de crédito)
Para pagamentos realizados até 25/04/25
Inscrições
► TURMA ONLINE
Datas: 25/04, 09/05, 23/05 e 06/06, sextas-feiras (manhã e tarde), das 9h às 18h.
Horário: das 09h às 18h
* Transmissão simultânea via zoom (acompanhará as pausas para coffee breaks e almoço do evento presencial).
Horário: das 09h às 18h
* Transmissão simultânea via zoom (acompanhará as pausas para coffee breaks e almoço do evento presencial).
Lives extras: 02/05, 16/05 e 30/05, sextas-feiras (manhã), das 10h às 11h.
Turma: ROT-25-01 (Online)
Investimento
LOTE 01: R$1.351,50 (em até 6x sem juros no cartão de crédito)
Para pagamentos realizados até 31/01/25
LOTE 02: R$1.590,00 (em até 6x sem juros no cartão de crédito)
Para pagamentos realizados até 15/03/25
LOTE 03: R$1.828,50 (em até 6x sem juros no cartão de crédito)
Para pagamentos realizados até 25/04/25
como funciona?
Metodologia do Curso
nosso compromisso
Conteúdo organizado em módulos
Qual o formato?
Serão dois formatos à sua escolha.
► Na modalidade presencial você participa da aula e dos momentos de confraternização na ICS;
► Já na versão online - que acontece simultaneamente - você interage via microfone ou chat, podendo ligar sua câmera e visualizar o que acontece no curso presencial.
Quando você tem acesso?
► Presencial : você deve chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência para o credenciamento;
► Online : você recebe um link exclusivo de participação, enviado minutos antes do início da aula. Para cada aula será enviado um link diferente.
O que você recebe?
► Para cada aula um conteúdo específico que pode variar entre material principal, bônus, extras, pdfs ou links pertinentes ao assunto.
Gabriel Nocera
Diretor, Produtor Criativo e Filósofo
Formado em Design Gráfico e Pós-Graduado em Docência no Ensino Superior.
Com 16 anos de experiência no mercado de CGI, atuando como produtor e diretor criativo, tem uma trajetória marcada pela criação, direção e produção da série de animação "Tamas & Rajas" para a Nick Jr, lançada em mais de 30 países e também exibida pela Amazon Prime. Atualmente, é roteirista, diretor e produtor do longa de animação 3D "Ollie e a Mágica do Mundo" e sócio da Elicon Studios. Além disso, há mais de 20 anos, estuda e ensina filosofia pela Escola de Filosofia Nova Acrópole, onde atua como diretor da sede Jardim Paulista em São Paulo há 11 anos.
Rodrigo Portaro
Storyteller, Community Builder e Web3 Strategist
Rodrigo é fundador da Frenks, uma plataforma dedicada à criação de personagens, histórias e mundos de ficção, e da Echoa, uma comunidade de criadores de histórias. Além disso, atua como roteirista, consultor de roteiros, palestrante e professor de storytelling. Rodrigo também foi professor de storytelling e gamificação online na PUC-RS e líder do programa de storytelling e branding na On Deck (aceleradora do Vale do Silício). Ao todo, Rodrigo já trabalhou para grandes marcas como RIOT, Rock in Rio, Globo, Game XP, Universal, Itaú, Santander, participou de mais de 500 projetos de história, tem mais de 12 mil alunos em storytelling em mais de 150 treinamentos.
Isabela Littger
Diretora, Concept Artist e Storyboarder
Diretora de Animação e Concept Artist formada na Ringling College of Art em 2015 e na Gobelins L'École de L'Image em 2019, onde dirigiu os respectivos curtas "None or That" e "Blind Eye". Trabalhou por anos como artista conceitual, storyboarder e diretora de arte, posteriormente tornando-se diretora criativa na Vetor Zero/Lobo de 2020 a 2023. Atualmente, ela atua como diretora freelancer. Clientes notáveis em sua carreira incluem: Disney, Cartoon Network, Garena - Free Fire, Illumination e outros.
Portfólios dos instrutores
Galeria dos estudantes
Mensagens dos nossos estudantes
Gostou deste curso?
Conteúdos Relacionados
Acompanhe atualizações do instrutor