Personagens 3D para Animação (Online)
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curso online

Personagens 3D para Animação

João Victor

CURSO ONLINE

Personagens 3D para Animação

Desenho, Pintura e Design
Curso completo de modelagem de personagens para animação, do básico ao avançado. Com a conclusão do curso, o aluno estará apto a modelar um personagem a partir de um concept art, com todas as técnicas necessárias e workflow utilizados por profissionais da indústria de filmes.
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Objetivos do Curso

Que ao final do curso o aluno seja capaz de: 

  • Aplicar os conceitos básicos de design de personagens para animação;
  • Traduzir personagens desenhados em 2D para personagens modelados em 3D;
  • Representar em 3D personagens existentes e originalmente feitos para produções 2D;
  • Aplicar o workflow de modelagem de personagens no Maya e ZBrush;
  • Criar modelagem de dobras de roupas para serem rigadas e para serem esculpidas;
  • Criar modelagem de cabelos estilizados, hairtubes e cabelos com brushes;
  • Criar modelagem de elementos da boca, como dentes, língua e gengiva;
  • Modelar olhos e sobrancelhas;
  • Projetar a topologia de um personagem para animação, considerando deformações, editabilidade e pintura de pesos de skinning;
  • Esculpir deformações atrativas como corretivos;
  • Apresentar o personagem em 3-point light set;
  • Preparar o modelo de um personagem para enviar a outro departamento.
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Conteúdo Programático

1. Character Design

- Formas básicas
- Arquétipos e proporções
- Silhueta e poses / linha de ação
- Expressões
- Estilo de design e consistência
- Anatomia
- Representação de personagem

2. Modelagem

- Geral: tradução 2D para 3D; objetivos / pipeline / departamentos; percepção vs nailing e liberdade de criação; eventos de produção; representação 2D pra 3D; simulação de tradução em sala de aula; softwares; zbrush, maya, 3dsmax; etapas; referências; métodos; blocking; sculptin; neutralization;
- Roupas: wrinkles pra rigar vs wrinkles para sculpt (jeans e algodão);
- Cabelos: hair tubes vs cabelo estilizado para sculpt; hair brushes; scatter;
- Mouth elements: dentes, gengiva e língua;
- Eyes and eyebrows: modelagem, side e front do concept, eyebrows mesh vs eyebrows for hair.

3. Topologia

- Retopologia de personagem
- Direção de loops
- Polycount
- Consistência
- Universal meshes
- N-edged vertices
- N-side polys
- Proporção de polígonos
- Editando topologia
- Posições para o pole da boca
- Malha reconstruível
- Boas práticas: evitar espirais, alinhar topologia de diferentes malhas, testes de deformação, neutralização de malha, resetar valores
- Retopologia blocando com quadraw
- Canais para topologia adaptável

Nível

Intermediário ao avançado

Conteúdo Programático

4. Deformação

- Rig FK para pose
- Deformações

5. Apresentação

- Screenshot vs render
- 3 point light set

6. Artlab

- Refs
- Concept
- Sculpt
- Neutralization
- Testes de expressão / topologia / modelagem
- Preparação de arquivo
- Apresentação

7. Projeto (Simulação estúdio)

- Refs
- Concept
- Sculpt
- Neutralização
- Testes de expressão / topologia / modelagem
- Preparação de arquivo
- Apresentação

Pré Requisitos

► Conhecimento prévio em modelagem 3D: Softwares Autodesk Maya e ZBrush.
Caso você não tenha esses conhecimentos, é possível ingressar no curso desde que estude paralelamente os assuntos.

Data da Próxima Turma

 Início: 07/04/2025  
Horário: Das 19h30 às 22h30 (segundas-feiras)
Duração: 07 meses
Turma Online: 3DA-25-01

Investimento

08x R$ 760,38 (boleto) 
07x R$ 869,00 (boleto)

À vista

R$ 6.083,00 (boleto)

Opções de pagamento

1. Boleto Bancário (ver número de parcelas ao lado);
2. Caso queira efetuar o pagamento de outra forma, entre em contato conosco pelo e-mail: contato@ics.art.br
ou WhatsApp: +55 11 99890-7671.
* Nível: intermediário ao avançado.
* Entraremos em contato para confirmação de interesse.
como funciona?

Metodologia do Curso

Aulas
Gravações
Atividades
Comunidade
Exposições
nosso compromisso

Conteúdo organizado em módulos

Qual o formato?

Sala virtual (AO VIVO). Você terá contato com o instrutor e com os demais estudantes em todas as aulas.

Quando você tem acesso?

Você participa das aulas todas as segundas-feiras de noite - das 19h30 às 22h30. Essas aulas ficam gravadas e são disponibilizadas para consulta posteriormente.

O que você recebe?

Para cada aula um conteúdo específico que pode variar entre material principal, bônus, extras, demonstrações, imagens, pdfs ou links pertinentes ao assunto.

► Os vídeos gravados durante o curso e os materiais ficarão disponíveis por 1 ano após o início da turma.
nosso compromisso

E você como protagonista

Entregas

Após cada aula, o instrutor propõe uma tarefa para assimilação do conteúdo. Ela deve ser entregue dentro do prazo e cumprindo as especificações do nosso manual.

Acompanhamentos

Cada estudante faz a entrega dos seus exercícios em resposta às tarefas de aula e o instrutor realiza o acompanhamento/
feedbacks selecionando os trabalhos conforme seus critérios didáticos.

Desafios

Conforme a turma, caso haja espaço no calendário - como em um feriado prolongado, o instrutor poderá propor um desafio entre os alunos visando aprimorar a atividade prática dos estudantes.

Projeto de conclusão

Na etapa final propomos um projeto que engloba a aplicação de todos os conceitos aprendidos durante o curso. Esse projeto poderá ser utilizado como peça de portfólio.
cooperação

Inspire. Compartilhe. Faça novas amizades.

Whatsapp

Um grupo da sua turma para comunicação direta e suporte, onde você pode compartilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre as aulas, tarefas e acesso aos conteúdos.

Discord

Comunidade com os alunos de todas as turmas anteriores deste curso. Um lugar para networking, incetivo à criatividade e troca de experiências.

► Canal para chat e lives internas
► Grupos de estudo
► Galeria de sketchbooks de todas as turmas

Encontro presencial

Será agendado no final do curso com a turma e o instrutor no espaço da ICS, em São Paulo.
Um momento para se conectar e se divertir num clima descontraído e com uma boa pizza. :)

► Exposição dos trabalhos dos estudantes
► Jogos
► Galeria da ICS
conectando-se ao mundo

Como divulgamos o seu trabalho

Ganhe destaque

Nosso site está preparado com galerias específicas nas páginas relacionadas ao seu curso e também, ao concluir o seu projeto final, você concorre a um espaço de destaque nas diversas áreas do site - podendo ser selecionado para o acervo permanente da ICS.

Participe das exposições

Todos os anos a ICS promove exposições físicas e virtuais com os melhores trabalhos dos nossos estudantes. Você pode participar de duas formas: enviando seus projetos pessoais ou concluindo o projeto final deste curso.

Conecte-se ao nosso HUB

Um dos nossos maiores objetivos é colaborar para que você se torne profissional e com isso alcance as novas oportunidades que o mercado oferece.

O ICS HUB é um evento singular que liga você aos estúdios, produtoras e empresas da nossa área. Para participar, basta atender aos critérios de seleção propostos durante a inscrição.
materiais

Disponíveis para consulta

Aulas ao vivo

Todas as aulas serão gravadas - exceto quando algum material protegido por direitos autorais é apresentado. Fica à critério do instrutor apontar o que ficará ou não disponível nas gravações.

Reviews

O instrutor fará os reviews contemplando os trabalhos dos estudantes e disponibilizará essa gravação posteriormente na nossa plataforma.

Demonstrações e bônus

Além do material principal, aulas e reviews, o instrutor poderá disponibilizar outros materiais em vídeo, arquivos, pdf, links, etc.
formato do curso e orientações

Online | Transmissão ao vivo

Você terá contato com o instrutor e com os demais estudantes em todas as aulas, além de participar de uma comunidade exclusiva para networking.
Sala virtual
Gravação das aulas
Recomendações
Pré-requisitos
Softwares utilizados
Equipamentos 
conhecimento básico

►Conhecimento prévio em modelagem 3D: Softwares Autodesk Maya e ZBrush.
Caso você não tenha esses conhecimentos, é possível ingressar no curso desde que estude paralelamente os assuntos.
política interna

Seja protagonista do seu próprio desenvolvimento

► Se dedicar e reservar um tempo livre para exercícios fora do horário de aula é fundamental para bom resultado durante o curso;

► Participar de todas as aulas. O conteúdo de cada dia é denso e as aulas não serão repostas;

► Postar os trabalhos para o instrutor na data marcada é essencial para um bom aproveitamento do curso.
padrão da escola

Autodesk Maya, ZBrush, Krita.

O curso é baseado em conceitos de design/produção. Você pode utilizar outros softwares: Krita, Sketchbook e GIMP como alternativas gratuitas.
nossa sugestão

Hardware mínimo indicado

Recomendamos que você utilize um equipamento compatível com as indicações dos fabricantes dos softwares mais atualizados:

Sistema operacional : Microsoft® Windows® 10, versão 1809 ou superior.
Microsoft® Windows® 11 / Apple® macOS® 13.x, 12.x, 11.x
CPU :  
Intel® ou AMD® de 64 bits com conjunto de instruções SSE4.2 / Para macOS, Apple Silicon arm64 ou Intel x86
Hardware gráfico : RAM 8 GB de RAM (16 GB ou mais recomendados) / Espaço em Disco 7 GB de espaço livre em disco para a instalação / Dispositivo apontador Mouse de três botões.

Outros equipamentos necessários

Tablet/mesa digitalizadora para facilitar o processo digital (sugestão: Wacom One CTL-472, Intuos Pen ou Intuos Pro).
aulas semanais

via Zoom.us

► O link de acesso é diferente a cada aula e enviado via e-mail até o horário de início do curso;

► Ao entrar na sala, apenas a tela e áudio do instrutor serão compartilhados;

► O áudio e câmera dos estudantes permanecem desligados para evitar ruídos e distrações;

► Dúvidas e comentários são feitos pelo chat do programa ou via microfone;
 

 

► Prefira utilizar fones de ouvido e teste o áudio do seu computador antes de entrar na sala.

Assista o vídeo abaixo para saber como instalar o Zoom.
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materiais

Disponíveis para consulta

► As aulas e os feedbacks são gravados e ficarão disponíveis pelo período de um ano após o início do curso. 

► Evite faltar, pois o conteúdo de cada dia é denso e importante para um bom aproveitamento.
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instrutor

João Victor

Character Modeler and Rigger

Com 21 anos de experiência, trabalhou nas indústrias de filme, propaganda e televisão, passando por diversos estúdios como Pixar, Skydance e Paramount, e colaborando em produções como “Divertidamente 2”, “Bob Esponja Saving the Bikini Bottom” e “Dora a Aventureira”. João tem experiência em várias etapas da produção como design, modelagem, topologia, rigging, texturização,

shading, lighting, programação de ferramentas e pós produção para stills. Atualmente trabalha como freelancer e acredita que o artista também cresce conhecendo os processos gerais de outros departamentos, principalmente os departamentos anterior e posterior ao seu.

Outros canais

Portfólio do instrutor

Galeria dos estudantes

sobre a ics

Mensagens dos nossos estudantes

Camila Simões Pereira Mestrinare

"Adoro os cursos, são excelentes!!!!! Professores, tema e toda a estrutura são impecáveis!!!!"

Rayner Pereira

"Um lugar incrível, atendimento, recepção, estrutura e Mestres muito bons, espero muito qqr dia voltar e aprender mais e mais."

Guto Bicalho Roque

"Excelente escola com professores de alto nível. Fiz e recomendo os cursos da ICS."

Leonardo Asprino

“Não é só uma escola, uma estrutura onde tu chega, senta assiste uma aula e tchau. É um encontro de amigos a cada aula, você não é só um número, você se torna parte daquele lugar. Só Agradecimentos e elogios. Sou apaixonado pelo lugar e os que estão ali..”

Thais Mendonça

"Sem palavras para descrever que pude fazer parte da família ICS! Pra mim é a melhor especialista da área! Super pra lá de recomendado!"

Luciana Mattiello

“Além de excelentes profissionais você ainda conta com excelentes pessoas! Super recomendo já fiz 3 cursos e ainda quero fazer mais alguns, mas minhas habilidades artísticas evoluíram muito em pouco tempo! Aprendizado garantido.”

Gostou deste curso?

FAQ

Perguntas frequentes

Qual a idade mínima para estudar na ICS?

Depende um pouco do nível de maturidade artística. Todos os cursos visam atender a maiores de 18 anos (por enquanto). Em breve abriremos outras possiblidades para outras faixas etárias.

Por onde começar a estudar?

É importante saber em que estágio você está na sua carreira,  em que nível e para onde você deseja seguir, ou seja, qual é o seu objetivo geral? Estamos aqui para te ajudar nesse processo. Basta enviar uma mensagem para nossos canais ou agendar um encontro online ou presencial.

Se quiser ir além no conhecimento das suas forças e fraquezas, seu perfil comportamental e se conhecer melhor para definir claramente um caminho para sua vida e carreira, recomendamos a mentoria da Solange Reis - aqui na ICS. 

Estudar na ICS me dá garantia de trabalho?


Veja alguns fatores que contribuem para isso:


► Entender os porquês de você ter escolhido a ICS;

► Saber como você funciona e se conhecer. Compreender seu nível de maturidade artística e bagagem anterior ajudam;

► A possibilidade de se dedicar diariamente ou com boa frequência semanal; 

► Entrar em cursos que estejam próximos ao seu nível de conhecimento;

► Manter o foco e produzir o que é pedido nas aulas. Estar presente e acompanhar o conteúdo integralmente;

► O ambiente ao seu redor e sua saúde mental, níveis de estresse e seu equilíbrio para estudar; 

► Bom relacionamento interpessoal. Muitas vagas do mercado - se não a maioria - são conseguidas por meio de indicação.

► Enfim, os cursos da ICS visam te preparar para o mercado, porém só conseguimos atuar nos fatores ligados à nossa entrega - o ensino, direcionamento, suporte e ambiente inspirador. A parte do aprendizado fica por sua conta, pois é necessário realmente aplicar e internalizar os conceitos aprendidos.

► Estar em contato com a escola mesmo depois do término do curso sempre é uma boa prática para manter e fazer novos contatos :)
cursos, workshops, demonstrações

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► Prometemos uma baixa frequência de mensagens em ambos os canais. Normalmente 1 evento a cada 30 dias. No máximo.